sábado, 4 de setembro de 2010

Espermatogênese e curiosidades dos espermatozóides!

Espermatogênese:

Espermatogênese é um processo de formação de espermatozóides, a partirde células precursoras, as espermatogonias, elas se multiplicam lentamente por mitose, até a puberdade, daí em diante elas passam a se multiplcar com intensidade, fenômeno que continuará a ocorrer até o fim da vida do homem, embora se torne menos intenso em homens mais velhos. Enquanto algumas espermatogonias se multiplicam, outras crescem, duplicam seus cromossomos e transforman-se em espermatócitos primários, cada um deles passa pela primeira divisão meiótica, originendo dois espermatocitos secundários, estes passam pela segunda divisão meiótica e originam ,cada um, duas espermátides, cada espermatide transforma-se em um espermatozóide.
Os espermatozóides recém formados são transportados para o epidídimo que é um tubo com 6 a 7 cm de comprimento localizado sobre o testículo, daí eles completam seu amadurecimento e ficam armazenados até sua eliminação.

O que é um espermatozóide?
É uma célula com mobilidade ativa, capaz de nadar livremente, consistindo em uma cabeça e uma cauda ou flagelo, a cabeça que constitui o maior volume do espermatozóide, consiste em núcleo, e é onde se encontra o material genético. A cauda é responsável pela motilidade do espermatozóide e na área intermediária da cauda encontramos as mitocôndrias.

Os espermatozóides vivem em média 24 horas no trato genital feminino, porém alguns são capazes de fecundar o ovócito secundário após três dias.

Defeitos de um espermatozóide:

Existem dois tipos de espermatozóides designados como anormais, os que apresentam problemas cromossômicos e os que apresentam problemas morfológicos.Nos homens durante a meiose das células, alguns erros podem acontecer e algumas células germinativas poderão ter 24 cromossomos e ou 22 cromossomos, acontecendo assim uma anomalia cromossômica.Os raio x, as reações alérgicas intensas e certos agentes antiespermatogenicos são os principais responsáveis por alterações, porem se a porcentagem dos espermatozóides alterados for menor do que 10%, a anormalidade não influenciara na fertilidade, pois os espermatozóides com anormalidade são incapazes de fecundar a célula reprodutora feminina.
Objetivo do espermatozóide: o objetivo dos espermatozóides é encontrar uma célula reprodutora feminina, que numas espécies será o ovócito secundário e noutras será o ovulo, o espermatozóide contem pouca quantidade de citoplasma e é muito pequeno, mede cerca de 50 milésimos de milímetro.
No seu percurso ate o ovulo, ele terá de enfrentar vários inimigos incluindo predadores, na água e os espermicidas e o preservativo no homem.Alem desses tem também barreras biológicas que tentam impedir a chegada a célula feminina, a 1° delas é o baixo pH vaginal, que acaba com muitos deles; o outro é o cérvix da mulher onde se encontram as glândulas cervicais, que liberam muco que impede a passagem deles, mesmo com todos esses obstáculos ainda é grande o numero de espermatozóides que podem entrar no útero.
Entre 200 a 500 milhoes de espermatozóides são depositados na parte posterior da vagina e apenas 300 a 500 conseguem alcançar a fecundação.

Ejaculação:
No clímax da excitação sexual, o esperma é espulso do corpo através da uretra, a isso demos o nome de ejaculação, ocorre em duas fases:a 1° , os espermatozóides vão dos testículos e dos epidídimos ate o começo da uretra, nesse trajeto eles são impedidos por contrações dos músculos.Em segundo, que é a ejaculação o esperma é impelido ate a estremidade da uretra e eliminado, a expulsão do esperma se da por contrações espasmódicas dos músculos do corpo esponjoso, o volume de esperma eliminado em cada ejaculação é de aproximadamente 5mL e contem cerca de 350 milhoes de espermatozoides.


Nenhum comentário:

Postar um comentário